PERGUNTAS FREQUENTES

Criamos este espaço para que todos os que têm dúvida sobre emplacamento possam ter acesso às informações básicas sobre esta questão. Como fazer e onde encontrar. 

 

Transferência Propriedade Veículo

Essas situações ocorrem muito quando compramos um veículo de terceiros. Se você quer dar aquela economizada fazendo você mesmo este processo, estamos aqui para te ajudar.  

 

1ª) Se o veículo estiver financiado em outro nome que não o seu é necessário que resolva logo antes de transferir o veículo;

2ª)Resolvido a parte da alienação (financiamento do veículo), se o endereço do novo proprietário do veículo for diferente (BH/Divinópolis), será necessário a alteração do mesmo na ficha a ser preenchida no site do Detran/MG.

Em posse do Certificado de Registro do Veículo (CRV) e da CNH de quem está adquirindo o novo veículo, acesse o link: https://www.detran.mg.gov.br; preencha todos os dados que lhe são solicitados, inlcuindo os do proprietário anterior, e ao final, irimprima:

  • Ficha de cadastro para Tranferência (atenção ao preencher a ficha quando a transferência for DE PROPRIEDADE (DE PESSOA PARA OUTRA PESSOA) OU DE CIDADE (MUDANÇA DE ENDEREÇO)
  • DAE (emita a guia e efetue o pagamento) 

3ª)Agende a vistoria -  é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após o pagamento do DAE. Para agendar a vistoria, acesse -> Agendamento On-Line;

4ª)Compareça ao setor de vistoria da unidade de trânsito local; É necessário que o veículo esteja totalmente regular para passar na vistoria, atendendo os padrões de qualidade técnica do Detran/MG de sua Regional.

  • Após ter o veículo aprovado na vistoria, o interessado deverá comparecer ao setor de registro de veículo. O proprietário receberá o número do CRV-e, com o qual poderá emitir o novo CRLV-e no site do Detran-MG, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços do Denatran.

 

TROCA DE PLACAS:

  • Caso o veículo esteja registrado em outro município de Minas Gerais, ou as placas estejam em mau estado de conservação, ou não atendendo as novas exigencias para a PIV (placa de identificação veicular) será necessário adquirir novas placas.
  • Caso seja necessários alteração de placas: Após aprovação na vistoria, dirija-se ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito para retirar a autorização para compra de novas placas.  Os documentos alterados serão entregues após a compra das placas.
  • Não há regulamentação de preços cobrados pelas Estampadoras, sendo de livre escolha do proprietário do veículo se dirigir àquela de sua preferência (desde que dentro da área de circunscrição ragional). Antes de efetuar a compra, o proprietário poderá pesquisar os valores cobrados pelas Estampadoras para venda de placas.  
    • Art. 19 . Fica a critério do proprietário do veículo ou seu procurador a livre escolha da empresa cadastrada ou credenciada para aquisição das placas, observando-se a área de circunscrição de atendimento estabelecida pelo Detran-MG .(PORTARIA 49 - 24 DE JANEIRO 2020)

Qualquer dúvida, entre em contato com o estampador de placas mais próxima da sua região. Em nosso site, temos várias associadas que podem lhe orientar. 

NOVA SELAGEM

Olá consumidor! Essa daqui é a mais fácil de todas, e a mais corriqueira principalmente entre os colegas motociclistas. Você sabia que uma placa danificada pode gerar apreensão do seu veículo, infração de natureza gravíssima, multa de até R$191,57 perdendo 7 pontos na carteira?

 

Mas estamos aqui para mostrar como resolver isso. E é bem simples e rápido. Não é preciso fazer a vistoria do seu veículo. Se você veículo está com a placa (lacre) danificada é preciso apenas acessar o link: https://www.detran.mg.gov.br que te leva direto ao formulário de "nova selagem" do Detran/MG. Basta você preencher todos os dados solicitados com o seu documento, e ao final será gerado um DAE, você fara o pagamento deste em algum Banco, Casa Lotérica ou internet.

 

Depois, em posse da Carteira de Registro Veicular (CRV) e de sua CNH (originais e cópias), irá apresentar os mesmos juntos do DAE pago, ao atendimento do Dentran/MG (Delegacia Regional) da sua cidade. Ah!!! Importante, procurar o setor de trânsito, que emite os documentos, para que liberem a autorização para produzir a sua placa, isso mesmo diga dessa forma!!! 

 

Após conseguir a autorização, basta ir a fábrica de placas mais próxima, produzir sua placa e depois ir até o emplacamento para emplacarem sua placa. É muito simples, viu só?!

 

Uma dúvida muito frequente sobre a NOVA SELAGEM: é para a placa que será LACRADA COM O SELO ou seja, PLACA DE MOTO, TRASEIRAS VEICULARES, PARES DE PLACAS. 

 

Se você for do interior, sugiro que procure uma fábrica próxima de você! Eles vão lhe orientar direitinho vão poder te ajudar, pois é muito simples! Temos vários associados aqui, veja qual está mais próximo de você.

Reposição Placa Dianteira (DR)

 

Essa placa costuma dar muita dor de cabeça em tempos de chuva por conta das enxurradas, para aqueles também que são fazendeiros e a perdem no meio do alto mato!

 

O que é necessário para repor a placa dianteira? Pessoal, como a placa é uma identificação do seu veículo e infelizmente, cada dia que passa vemos aí crescer o número de clonagem de veículos no nosso país, pode parecer bobabem, mas não é! Primeira coisa a se fazer é um Boletim de Ocorrência, pois você não sabe quem irá encontrá-la e o que irá fazer com ela. 

 

Segundo passo é de posse da documentação do seu veículo, o Cadastro de Registro Veicular (CRV) e sua CNH, ir até ao Detran/MG (Delegacia Regional) de sua cidade e ao mesmo tempo solicitar e informar que perdeu sua placa dianteira e que precisa da reposição da mesma, qual seria o setor de trânsito que liberaria a autorização para a fábrica da sua cidade poder produzir uma nova placa para você. Cada Delegacia Regional possui um Procedimento Operacional Padrão de Atendimento para essas ocasiões, verifique a de sua cidade, caso ela tenha um requerimento para preencher, o faça, mas leve consigo os documentos sempre em mãos.

 

Por fim, procure a fábrica de sua preferência. Na dúvida, veja aqui se há alguma fábrica na sua região que lhe atenda e possa ajudá-lo!